1 de novembro de 2007

Borboletas em Novembro


Hoje é dia 1 de Novembro. Dia de Todos os Santos. E, aparentemente, dia de todas as surpresas. Fui passear o Big e notei que a temperatura estava bastante agradável, mas não direi que está calor. No entanto, parece haver quem discorde comigo: as borboletas. Vi uma borboleta, toda feliz da vida, a voar como se fosse Primavera. Não é que elas voem de forma diferente na Primavera ou no Verão, mas perceberam o que quiz dizer.

A borboleta é um animal delicado e muito frágil, que, em anos normais, só é encontrada na Primavera, quando a temperatura ronda os 20º ou 23ºC. Para quem ainda acredita que o aquecimento global é exagero dos cientistas, e que não nos afecta directamente, olhem à vossa volta e começem a reparar nas peuqenas grandes anomalias da natureza.

Certamente já ouviram falar do efeito borboleta (se voltassemos atrás no tempo e matassemos um animal, aparentemente, tão pouco importante para a natureza como a borboleta, tudo estaría diferente nos dias de hoje) e nem de propósito foi este o animal que me deu o sinal mais gritante de que o planeta não está bem. O seu aparecimento, adulto, em Novembro, irá afectar muitas outras espécies, como as aves.

Tentem, assim, ter mais consciência ambiental e ajam. Até que tudo volte ao normal, aproveitem e disfrutem da beleza que as borboletas nos proporcionam.

Sem comentários: