21 de novembro de 2007

Só na América?

Li há pouco uma notícia no jornal Público de hoje que me deixou, no mínimo, horrorizada. Uma menina de 11 anos terá sido raptada e violada por três vizinhos de... 8 e 9 anos!!! Este acontecimento teve lugar... nos Estados Unidos, no estado da Geórgia. Aparentemente os três vizinhos com quem brincava levaram-na para um bosque e aí consumaram o acto. Tudo isto é terrível e nem consigo imaginar o desgosto daqueles pais (da menina e dos meninos), mas o que igualmente me deixa chocada nestes casos, nos Estados Unidos ou noutros países, incluindo o nosso, é a lei que (não) se aplica às crianças. Neste caso particular, como são menores de idade, não poderão ser acusados de delito grave. Se de facto assim é, não está a ser julgado o crime, mas sim a pessoa, mais especificamente a idade. Também ocorreu um caso em Inglaterra há uns anos atrás que me chocou imenso, e esses meninos, que chegaram a matar uma criança de 3 ou 5 anos de vida, não foram igualmente acusados como adultos.
A minha opinião pode chocar muitos, mas não acredito que todas as crianças são boas, nem que as que são más são-no devido à vida de pobreza que levam, entre outros factores. Acredito que estes factores possam ter influência nos seus comportamentos, muitas vezes por questões de sobrevivência (embora este não seja o caso), mas se uma pessoa já é má de raíz, não há riqueza, amor, ou outras coisas boas que lhe sejam dadas que evitem o seu caracter de vir à tona. Por isso mesmo também há casos destes onde não há pobreza, como foi o caso que referi em Inglaterra. Aí, normalmente, são acusados os pais, que, diga-se de passagem, têm muitas vezes grande culpa devido à educação, ou falta dela, que dão aos filhos.
Não sei como reagiria caso fosse um dos meus filhos um dos acusados, mas fazer como o pai de um deles que afirmou que o acto foi consentido, e que de facto a menina tinha era vergonha de dizer aos pais o que tinha feito é, no mínimo, passar um atestado de estupidez a qualquer pessoa. Por muito que uma menina de onze anos seja emancipada (?!) ou curiosa sobre sexo, certamente não iria escolher para primeira vez três meninos e mais novos ainda do que ela (sim, nesta idade para uma criança de 6 anos, se uma outra tem 5 é um bébé). E mesmo que o fizesse, se fosse consentido não iria certamente contar aos pais, ou se o fizesse, como se tivesse feito uma coisa má.
Enfim. Estou curiosa como se vai desenvolver este caso. Provavelmente ainda vão dizer em tribunal que a menina os aliciou, como é habitual. E sou de opinião que em certos casos as crianças têm, sim, que ser julgadas como adultos.

Sem comentários: