18 de novembro de 2007

Sim, estive lá

Após duas horas e meia de espera, lá entramos no estúdio. Mas o melhor será contar a aventura desde o início. Saímos de minha casa com tempo suficiente para darmos com o local, assim pensamos, mas infelizmente as indicações que o Zé Diogo tinha enviado por e-mail não eram suficientes, então demos umas duas ou três voltas até finalmente encontrarmos o local. Aquilo fica a seguir à GNR, a caminho das traseiras da CUF descobertas, e é necessário virar num local sem luzes, completamente escuro com umas mini-placas. Nós passamos por lá e não vimos a placa que dizia "Cimeteca", e como não tinha luz, parecía um local escuro sem saída, então à primeira não entramos. Finalmente chegamos. Tinham nos dito patra estar lá às 22H mas chegamos por volta das 22:15. O que não foi mau de todo, tendo em conta o tempo que esperamos. Se estão a pensar ir assistir às gravações, não vale a pena irem antes da meia-noite. Aparentemente, segundo os Gatos, é habitual haver este atraso.
Por volta da meia-noite e meia abriram as portas e começaram a chamar por ordem os "convidados do Ricardo Araújo", "convidados do Zé Diogo", e aí por diante. Não confirmaram nomes, nem nada, o que me fez fazer figura triste quando chamaram os convidados do Zé Diogo e eu aproximei-me e dei os nossos nomes e eles não ligaram nenhuma lol. Indicaram-nos onde nos deveríamos sentar. Estava tudo cuidadosamente arrumado, e cada cadeira tinha uma garrafa de água. Devo no entanto dizer que o estúdio é bastante pequeno, ao contrário da imagem que passa na televisão. Pelo menos eu tinha ideia que fosse muito maior. De acordo com o Ricardo, estavam no estúdio 150 pessoas!!
As pessoas foram entrando ordenadamente e sentando-se nos locais indicados. Nós ficamos mesmo na primeira fila, ao pé da área para o convidado musical. Posso adiantar que é o J.P. Simões, que, confesso, não o reconheci quando olhei para ele, mas o seu nome era-me familiar.
Antes do início das gravações, Nico foi-nos dando indicações de como iria decorrer a gravação e o que seria necessário fazer antes, durante e depois. Filmaram a audiência aplaudir durante uns cinco minutos seguidos, e fizeram vários close-ups a algumas pessoas. Em particular a nós, devo dizer. Confesso que a certa altura já estava envergonhada, pois a imagem aparecia em grande no ecrã onde são exibidos os sketches.
Finalmente entram os Gatos. São bastante descontraídos e profissionais. Entraram, gravaram, e saíram. Só repetiram duas vezes duas frases diferentes, mas foi rapidíssimo. No total a gravação deve ter durado uma hora. Não mais. Não houve, no entanto muito contacto com o público. Confesso que esperava tirar uma fotografia com eles, ao agradecer ao Zé Diogo ter-nos colocado na lista, mas não foi possível.
Quero salientar aqui que não conheço o Zé Diogo nem nenhum dos Gatos. Conhecemos, no entanto, um amigo dele que trabalha no Sheraton, e tem falado bastante com a minha amiga, e foi este quem sugeriu a ideia. Ainda pediu para se lhe entragar um abraço, mas igualmente isso não foi possível.
De qualquer modo foi giro. O Tesourinho Deprimente é fabuloso. Tudo isto acabou às 02:00 H. É uma experiência gira. E já sabem: hoje, RTP 1, 21:40, "Diz que é uma espécie de Magazine". :)

Sem comentários: