3 de julho de 2008

Geração MTV

Ontem fui "ginasticar", mas não em grupo. Fui para o ginásio, e à hora que é, a SIC Notícias não dá notícias, e no ecrã ao lado está sempre a dar a MTV. Áquela hora, é exibido um programa chamado "Parental Control". Sempre o achei, no mínimo, tolo, mas ontem só me fazia rir, tal a estupidez, e mais uma vez me fez pensar na superficialidade dos programas exibidos, em particular para os adolescentes, que ainda estão a formar a sua maneira de pensar.


Passo a explicar. O programa consiste numa rapariga, por exemplo, que tem um namorado que os pais não gostam, e querem que a filha arranje outro. Assim, os pais entrevistam, fazendo umas 4 ou 5 perguntas, no máximo, a uma extensa fila de candidatos que nunca conheceu, ou viu, a dita rapariga.


Os pais seleccionam dois candidatos, um escolhido pela mãe e outro escolhido pelo pai, que vão levar a sair a rapariga, que vão ver pela primeira vez, e tentar agradá-la ao máximo. Entretanto, os pais e o respectivo namorado ficam a ver o que se passa pela televisão.


No final, a rapariga tem de escolher um. Normalmente a resposta é a mesma para o eliminado: És muito giro e divertido, mas não houve química entre nós. O que é eliminado, principalmente quando são rapazes, e que só saíram uma vez com a rapariga, acabam por a insultar em frente à camera, como foi o caso de um, que tinha um ar "normal", e quando foi dispensado disse que não saberia como apresentar uma "cabra" daquelas à mãe como namorada. Só por curiosidade... Como é que ele sabe que ela é cabra, ou comn quantos homens dormiu? Ah! Claro. Deve ter sido após aquelas 3 horas que devem ter passado juntos.
Mas se acham que isto é mau, deixem-se ficar a aolhar para atelevisão e vejam o programa, no mesmo canal, chamado... "Next!". Este então até envolve dinheiro. Mais uma vez há candidatos, cinco, para alguém que nunca viram e que vai escolher com quem quer namorar.
Chamem-me antiquada, o que quiserem, mas... Não são dois programas completamente superficiais, e destinados aos desesperados, indo às escuras, tendo alguns minutos, ou horas para decidir se quer namorar ou não com um desconhecido. Eu quando vejo o Parental Control, tenho sempre esperança que o que vai escolher surpreenda tudo e todos e diga: Não escolho nenhum. Não estou para aturar o possessivo do meu namorado, mas também não quero nenhum dos candidatos para o substituir. Mas até ao momento não tive sorte...
E depois há os pais. Que raio de pais são estes que entram nestes joguinhos de aparências exteriores, de superficialidades, e que tratam os filhos como mercadoria para venda? Devem ter idade mental dos candidatos... Só pode.
Mas nada como tirarem as vossas conclusões. MTV às 13:00H. Boa sorte!

Sem comentários: