17 de novembro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira


Sexta-feira fui ver o filme de Fernando Meirelles (realizador de A Cidade de Deus e O Fiel Jardineiro) baseado no livro do Nobel José Saramago, Ensaio sobre a cegueira (Blindness). Confesso nunca ter lido o livro, mas pelo que me contaram há alguns anos atrás sobre o seu conteúdo, fiquei desde logo com curiosidade, por isso não hesitei em ir ver o filme.

Adorei o filme. A palavra que me ocorre é "Brutal". É violento em algumas partes e pesado. Na verdade, quando foi feita a primeira mostra do filme, houve mulheres que se sentiram mal e ficaram tão incomodadas com as cenas de violação que sairam da sala. Por esse motivo, o realizador retirou várias dessas cenas.

Eu fiquei tão impressionada com o filme que nem consegui falar quando o filme acabou. Ás vezes acontece-me. Há filmes que me deixam assim. A pensar. Fui totalmente absorvida.

Pessoalmente pensava: Mas se ela pode ver, porque raio não age e pára com aquele abuso e violência???

Mas o filme é muito bom. Cada vez que alguém ficava cego, ouvia-se um sininho. Um pouco como no Reiki.

Os actores, de diferentes nacionalidades, dão um toque mais realista, talvez, e os desemprenhos de excelentes actores como Julianne Moore, Mark Ruffalo e Gael García Bernal, não fazem o filme ser Hollywoodesco, mas dá-nos alguma familiaridade.

Recomendo vivamente o filme. E não adianta levar pipocas. O filme é tão poderoso que ate se vão esquecer delas.

Sem comentários: