9 de outubro de 2009

Daniel Hopkins - A volta ao mundo em 80 dias e 70 sofás

Desde que me tornei uma Couch Surfer que tenho tido experiências fantásticas, conhecendo pessoas de diversas partes do mundo. Uma das últimas pessoas a ficar cá em casa, foi Daniel Hopkins.

Este alemão, cada vez mais conhecido na Alemanha e no resto do mundo, iniciou um projecto único: viajar pelo mundo em 80 dias, percorrendo todos os continentes, levando consigo apenas uma mochila às costas e uma máquina de filmar. Ao percorrer os diversos países, irá ficar hospedado sempre em casa de Couch Surfers. Vai experimentar 70 sofás diferentes por todo o mundo, conhecer imensas culturas, visitar sítios únicos, mas tudo num tão curto espaço de tempo.

Na Europa passou apenas por França e Portugal. Quando saiu de minha casa, seguiu para o Dakar.

Enquanto cá esteve, durante tão pouco tempo comigo, pois tinha ficado antes hospedado em Torres Vedras, levei-o ao ponto mais ocidental do continente europeu, ou seja, ao Cabo da Roca, e, claro, a provar os nossos eternos afamados Pastéis de Belém, mesmo antes de seguir para o aeroporto.

No Cabo da Roca gravou um filme para o seu filho de 3 anos, como sempre faz, e que podem ver no Youtube. Outro filme que tem por hábito fazer é com quem o hospeda, e também o fez na minha varanda.

O projecto tornou-se tão famoso na Alemanha que uma banda de hip-hop fez uma música sobre a sua aventura.




Este "pequeno" projecto tem o patrocínio da Kodak, que fornece a câmara de filmar, grande e pequena (esta última é um modelo fantástico, com uma qualidade soberba, e acabada de sair no mercado a um preço muito acessível) e cujo cartão publicitário aparece no fim de cada filme. Tem também o patrocínio da StarAliance, que lhe pagou todas as viagens em primeira classe dentro da Europa, e em turística nos restantes continentes (não sei se todos).

Enquanto esteve em minha casa recebeu notícias da Nova Zelândia, de uma empresa, que lhe vai oferecer tudo, enquanto lá estiver.

Com bastante regularidade escreve, em alemão, no seu blog e para a revista Stern que pertence ao muito afamado jornal alemão Spigel, onde coloca como foi a sua experiência no novo destino, fotos e filmes.

Para lerem, ou verem as fotos e filme sobre Lisboa, consultem o link: http://www.stern.de/blog/94_extreme-couch-hopper/archive/3001_deutsche_sprache_schwere_sprache.html

O blog do Daniel: http://www.couch-hopper.de/

Para acompanharem os seus filmes no Youtube: http://www.youtube.com/user/TheCouchhopper