27 de novembro de 2009

Má estratégia de marketing

Frequento o 1001 Danças, a escola de dança no Atneu, em Lisboa. Os preços que levam são demasiado caros para as modalidades, pois uma vez por semana é €35 e apenas uma modalidade. Duas modalidades é €35... Vezes 2 (porque são 2 professores diferentes!)! O que não faz sentido nenhum, pois pago pouco mais no VivaFit onde posso ir todos os dias, as vezes que quiser.

Mas, se seguem este blog, isto não é novidade. O que é novidade são duas coisas:
- O Atneu, com a pouca gente que deve estar a ter, está a promover, a cada duas semanas, aulas experimentais gratuitas, para ver se atrai mais gente. Antigamente fazia isso muito mais esporadicamente;
- Com a falta de gente que têm, mesmo com a constante oferta de aulas gratuitas, decidiram aumentar, a partir de Dezembro, o preço das aulas de zumba (a modalidade que pratico e adoro) de 35 para 40 euros... Porque a aula passa a ser de hora e meia.

Em vez de fazerem hora e meia de aula, uma vez por semana, a €40 por mês, não seria mais inteligente ter a modalidade duas vezes por semana com aulas de 1 hora? Ainda mais, tendo em conta que, uma aula experimental custa €5, e aulas a vulso custam €12.

Meus caros senhores do 1001 Danças, e outros estabelecimentos comerciais, aumentar o preço a quem ainda frequenta o vosso estabelecimento para tentar compensar a falta de clientes, só vai afastar os que se mantêm, fazendo com que o vosso buraco financeiro fique maior. Por outro lado, se diminuírem os preços ou aumentarem o número de aulas, pelo mesmo preço, talvez se tornem mais apelativos.

Sem comentários: