8 de dezembro de 2009

O Mistério da Estrada de Sintra


Ontem vi este filme português: O Mistério da Estrada de Sintra.

Vi em casa da amiga de um amigo meu, projectado na parede através de um mini-projector (mesmo mini. Cabe num bolso, mas a imagem projectada é enorme e de grande qualidade) que estava ligado ao computador (não sendo sempre necessário, pois este gadjet tem espaço de armazenamento). Ligamos as colunas atrás de nós, para um efeito surround, ou pelo menos estéreo, e deliciamo-nos com esta película portuguesa.

Devo confessar que estava um pouco céptica no início. As minhas experiências com filmes portugueses não tem sido a melhor. Mas este filme foi uma muitíssima agradável surpresa. Fiquei presa à história do início ao fim, e as actuações foram óptimas.

Este filme que retrata a história de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, "O Mistério da Estrada de Sintra", mostra também os obstáculos que os dois escritores enfrentaram enquanto a escreviam como boletim do Diário de Notícias.

É, portanto, um filme que mostra as duas histórias, que se cruzam.

É muitíssimo bom, e não é daqueles "para intelectuais", ou seja, parado, paradinho, paradão. Nada disso. É, também, uma produção Luso-Brasileira.

O filme foi realizado por Jorge Paixão da Costa e conta com a participação de Ivo Canelas, no papel de Eça, António Cerdeira, sendo o eterno parceiro de escrita Ramalho Ortigão, Nicolau Breyner, como director do DN, Rogério Samora, entre outros.

A não perder!

Sem comentários: