18 de maio de 2010

Uma grande vénia a Joana Vasconcelos!

Hoje, terça-feira, é o dia dos museus, e também o último dia em que está patente no CCB a exposição "Sem Rede" da grande Joana Vasconcelos.

Já conhecia algumas peças do seu trabalho, e gostava, mas fiquei completamente arrebatada no final da exposição. É uma explosão de cor, originalidade, imaginação, criatividade, aproveitamento do antigo, transformando-o em arte, como eu nunca vi. Um verdadeiro orgulho nacional!!

Lembro-me que a primeira peça que vi dela, sem saber que era sua, foi o famoso candelabro "Noiva", todo feito em tampões O.b. Onde o vi? No Lux, não muito tempo depois de abrir. Já na altura achei fenomenal!

Vi, também, na Ler Devagar da LX Factory, parte da enorme peça que parece uma girafa de retalhos coloridos, cujo nome não me recordo, e, por fim, uma foto em revista da peça que representa a obsessão assumida de Joana: Sapatos! Sendo este feito em tachos e tampas.


Gostei também muito dos corações de Viana, todos diferentes mas feitos do mesmo material: Talheres de plástico!



Mas o que acabou por me fazer reagir espontaneamente, foi o Jardim do Éden. Uma sala imensa toda as escuras, com um labirinto de luzes suaves, provenientes de flores artificiais.

Se não tiveram oportunidade de ver desta vez, na próxima não percam! Viva a Joana!

Sem comentários: