17 de janeiro de 2011

A mente humana

Eu não queria falar sobre este assunto, porque é um assunto delicado, e que muito já se falou sobre ele. Estou a falar do assassinato de Carlos Castro.

Desde já devo avisar que esta é a minha opinião, pelo que o leitor poderá ou não concordar.

Que Renato Seabra matou Carlos Castro, julgo que não há dúvidas. Sobre a maneira como o fez, também não. O que me impressiona, para além da raiva e ódio que Renato continha dentro dele e deixou transbordar naquele acto, é a reacção das pessoas quanto ao caso.

Carlos Castro não era a pessoa mais adorada entre os famosos portugueses, nem era nenhum santo, como a própria Cinha Jardim o disse à saída da missa por alma do amigo, na Basílica da Estrela. Mas não era motivo para ser morto. Nem o facto de ser homossexual.

Se me choca toda esta história, acho que ainda me consegue chocar mais que as pessoas não percebam (ou não queiram perceber) que uma pessoa homossexual só tem uma coisa diferente: gostar de pessoas do mesmo sexo. Mais nada. Há homossexuais que são boas pessoas e outras que são más... Tal como heterossexuais. Há homossexuais que são louros,, outros morenos tal como há heterossexuais. Há homossexuais que são bonitos, e outros feios, tal como há heterossexuais. Como se costuma dizer: Há de tudo como na farmácia. Mas isso não faz dessas pessoas motivo de humilhação, tortura psicológica e física, e morte, só porque são diferentes. É como haver pessoas que nascem em Lisboa e outras no Porto. Umas são portuguesas outras são suecas. Isso não faz uns melhores que outros nem dá direitos de um sobre o outro. E não é por serem homossexuais que nos vão atacar, fazer mal ou magoar. Caramba! O mais provável será o inverso. Já imaginaram os homossexuais começarem a juntar-se para fazerem aos heteros o que lhes fazem a eles? Seria o mesmo. Afinal, os heteros é que seriam diferentes.

Justificações para o acto de Renato Seabra como o de um homem de Cantanhede que afirmou "Prometeram-lhe (ao Renato) coisas e depois não lhe deram... Prontos". Isso é justificação para assassinar, torturar e mutilar alguém?? Algo me diz que essa criatura olhe bem para a vida dele e para o que disse, e que tenha mais cuidado, pois de certeza que nunca cumpriu todas as promessas da sua vida, e quem saiba um dia se não lhe acontece o mesmo... "Prontos".

E os grupos que surgem por todo o lado a incentivar a morte aos homossexuais? Cada vez são mais e mais assumidos, e ninguém faz nada. Se um grupo organiza ataques violentos contra um grupo de pessoas, não deveriam ser, pelo menos, investigados? Grupos incitadores de ódio deviam ser proibidos! Será que já não o são? E já agora... Se são a favor da morte dos homossexuais, como é que defendem e batem palmas a Renato Seabra? Ah pois. Ele não era gay... De acordo com informações do Sr. Albinio do Café Central de Cantanhede.

Deixem de se toldar por ódios mesquinhos e ridículos e pensem como seres humanos. Leiam o máximo de informação e tirem as vossas próprias conclusões, sem influências de ninguém. Ponham-se na pele dos 2 intervenientes. Não apenas de um!!! E, principalmente, abram a vossa mente e coração.

Diferente não significa mau. Significa... Diferente. E que melhor oportunidade de crescermos como pessoas e aumentarmos o nosso conhecimento do que compreender a diferença? Abracem a diferença. Ninguém nasce racista, homofóbico ou xenófobo.


Sem comentários: