11 de fevereiro de 2011

Os chefs ingleses

A nossa cozinha é deliciosa, saborosa, nutritiva, e bem original. Viajamos pelo mundo, e por muito que experimentemos e adoremos um outro tipo de culinária, temos que ter sempre a comidinha portuguesa para quando nos dá a saudade, não é verdade?

E tal como a nossa cozinha é famosa por ser deliciosa (mesmo que ainda seja um segredo bem guardado), é de conhecimento geral que a inglesa deixa bastante a desejar.

No entanto, já devem ter reparado no fenómeno dos novos chefs ingleses. O que não falta, a passar, actualmente na televisão portuguesa, são programas de culinária (que adoro!), mas com chefs e receitas inglesas. Jamie Oliver (gostando ou não dele, ou das suas receitas, que tendem a ser mais italianas que outra coisa, a verdade é que é um excelente chef e que tem feito muito para mudar as mentalidades sobre a alimentação), Nigela (cuja opinião de muita gente é que ela é porca - digamos que pôr na cara uma pasta de abacate que ela e a amiga estão a comer em simultâneo, não limpa a imagem) e Miss Hall, são alguns exemplos.

Não estou a julgar se as receitas são boas ou não, se os programas são bons ou não, ou se quem ensina é ou não chef. O que não deixa de ser curioso, para mim, é que são programas de comida inglesa, que ensinam a cozinhar, aos portugueses.

Talvez devêssemos aprender alguma coisa com estes exemplos e fazer programas mesmo bons sobre como cozinhar comida portuguesa. Porque ninguém nasce ensinado! E, como vimos no caso da Nigela e da Miss Hall, não têm de ser chefs. Podem ser pessoas banais com jeito para a cozinha.

Vamos lá a pôr os olhos nestes exemplos. Fico à espera de ser surpreendida :)

4 comentários:

Anónimo disse...

O facto de serem ingleses não altera o talento que têm para a cozinha. São pessoas que se divertem e adoram fazer algo que custa a muitos de nós fazer no dia-a-dia. Apenas o tentam tornar mais agradável.E na minha opinião é que o facto de serem ingleses só faz com que tentem mudar um pouco o costume do «mal comer» inglês tentando melhorar a sociedade. Quem somos nós para criticar o trabalho deles se eles apenas fazem algo que gostam, até porque já experimentei algumas das receitas deles e são realmente saborosas, inglesas, italianas, portuguesas, seja o que for. Acho que fazem um óptimo trabalho a tentar combater um problema que tende a aumentar de maneira perigosa, a obesidade.
E por isso, dou-lhes os meus parabéns.

Feather disse...

Claro que não tira talento. E reconhece-lhes o mesmo. Mas não deixa de ser curioso, na minha opinião, que sejam eles a ensinar a cozinhar, tendo em conta a típica cozinha inglesa.

Se se gosta ou não deles, isso depende de cada pessoa. E, como disse no post, tiro o chapéu ao trabalho do Jamie Oliver em combater a porcaria de comida que é dada às crianças na escola. Mas isso não impede de ser curioso "o inglês" ensinar "o português" a cozinhar, considerando a nossa cozinha.

Mas esta é só a minha opinião. De todo o modo, agradeço o seu contributo.

Anónimo disse...

Sim ,percebo o ponto de vista. Mas ao contrário do que acontecia à umas gerações atrás, o povo português tem aderido ao «fast food» americano (infelizmente sou uma dessas pessoas) e ignorado ou esquecido os seus costumes. Obviamente,em sentidos generalistas. Eles não ensinam os portugueses, ensinam o mundo. O que mais me espanta a mim é que apesar de termos fantásticos chefes portugueses quem nos representa é o Chakal, ou seja está na altura de os portugueses acordarem para a realidade e perceberem a herança gastronómica que possuem e se esses ingleses lhes voltarem a despertar o gosto pela cozinha caseira como era costume português, então fantástico.
Claro que é a minha opinião e a sua não está de todo errada.

Feather disse...

Discordo no que toca aos chefes portugueses, mas obrigada pelo "debate" :)
Espero que continue a visitar o meu blog