26 de março de 2008

Trockadero

Ontem fui à estreia de "Les ballets Trockadero - de MonteCarlo" no Tivoli. De forma curta e concisa, é um espetáculo humorístico de ballet, onde homens vestidos de mulher nos fazem rir, mas dançam de forma extremamente profissional.
Confesso que por vezes não sabia se haveria de olhar para os pés dos bailarinos, que de forma tão vigorosa trocavam de lugar e saltitavam, ficando em pontas ou em poses pouco ortodoxas para outro comum mortal, ou se para as suas caras cómicas, algumas nada bonitas mesmo. Confesso que por vezes ficava igualmente impressionada com o tamanho da caixa toráxica de cada um, com a definição dos peitorais, bem como com alguns pernões que por lá andavam. Mas vamos nos focar na crítica ao espetáculo.
Orgulhosamente anuncio que um dos bailarinos é português. Não vos sei indicar qual, mas como todos dançaram tão bem, temos apenas de estar orgulhosos. o espetáculo é dividido em três parte:
Acto I - Lago dos Cisnes
Acto II - Pas de Deux (a definir conforme a noite) e Go for Barroco
Act III - Paquita
O Lago dos Cisnes é, como certamente sabem, acompanhado por uma história e música dramática. Lindíssima, mas dramática. O cisne é giríssimo de cómico, mas achei que a abertura de pernas nos saltos não era nada de extraordinário. Nesse aspecto acho que as bailarinas são muito melhores, na generalidade. Outro grande bailarino, e quando digo grande é também graças aos seus 190 cm, ou mais, era o prícipe, cujas pernas nunca mais acabavam, e só a sua existência nos fazia rir em comparação com o fanzido cisne.
Entre cada acto havia 15 min de intervalo, o que fez com que o espetáculo durasse 2H30, e me permitisse ir ao bar comer umas pipocas FA-BU-LO-SAS, que recomendo, caso estejam lá. Eu como não tinha jantado tive que encher o papo como pude. Não foi a forma mais saudável, mas muito deliciosa.
A segunda parte, no Pas de Deux, foi um excerto de D. Quixote. Absolutamente fantástico. O bailarino que fez de mulher dançou quase sempre em pontas. Foi inacreditável. Seguiu-se o Go for Barroco, onde se pode comprovar a qualidade de vários bailarinos individuavelmente, inclusivé a do que tem cara de mulher bonita. O segundo acto terminou com a morte do cisne. Acho que nunca me ri tanto numa morte como nesta. Acho não! Tenho certeza!
O terceiro acto foi o mais colorido e com música mais alegre. O final foi também divertido.
Concluindo: é uma forma muito agradável de passar um serão. Eles vão estar no Tivoli de Lisboa até 30 de Março. Dias 1 e 2 de Abril no Theatro Circo de Braga. Voam depois até São Miguel, onde vão actuar dias 5 e 6 no Teatro Micaelense, e terminam em Faro, no Teatro das Figuras, de 10 a 12 de Abril. Para mais informações vão a www.decimacolina.pt


Sem comentários: