É indiscutível a ligação existente entre os telemóveis e a educação dos (mais) jovens nos dias que correm. Se assim que surgiram os telemóveis com tecnologia 3G, o YouTube e os telejornais começaram a emitir imagens amadoras, quer em fotografias, quer através de filmes, desde o caso da pita histérica da escola do Porto que os casos se têm vindo apresentar, mais, mais, e mais.
Pessoalmente (e reforço o "pessoalmente"), acho um bocado exagerado a completa proibição do uso de telemóveis nas aulas. Não é de facto algo agradável um professor estar a dar a aula e os alunos estarem a brincar com o telemóvel, ou trocar mensagens (afinal, estamos afalar de adolescentes com hormonas aos saltos - é inevitável), mas se é de opção do aluno enviar ou responder às sms, sem fazer barulho, estando desatento na aula, é uma escolha pessoal que só a ele (e a quem recebe a mensagem) irá prejudicar.
Já falar ao telefone na própria sala é inadmissível. Se quer atender o telefone, vai até lá fora. Sempre achei que os meus professores que diziam "Quem quer ficar, fica. Quem não quiser estar na aula, sai. Não marco falta. Pode sair à vontade. Mas se ficar, não perturba a aula" eram os mais inteligentes. Talvez na secundária não possam fazer isso, mas é pena.
A ligação que quero fazer sobre este assunto e as filmagens de telemóveis é simples. Hoje surgiu mais um caso, por causa de um telemóvel, em que a professora foi parar ao hospital, graças à violência do aluni. Isto em Portugal. No entanto, como se não bastasse, a fome de ser estrela no YouTube por alguns momentos, chegou ao ponto de na Florida, um grupo de 8 adolescentes atrairam uma outra até casa de uma "amiga", onde a espancaram, a rapariga desmaiou, acordou, tornou a ser espancada, e largada fora da localidade. Tudo para ser filmado com um telemóvel (sim, também podia ter sido usada uma camera de filmar) e colocado na Internet. A miúda ficou com traumatismo craneano, problemas de visão e audição. Porquê? Porque algumas criaturas decidiram que haviam de ser famosas temporariamente... Por bons ou maus motivos.
Qualquer dia os telemóveis serão vistos como alguns vêem a Internet: algo diabólico!!! Mas na verdade... o problema, e a solução, está em nós, e na utilidade que damos aos telemóveis.
E.... nem de propósito. Acabei de ver a apresentação de um filme de terror que se chama "Rec" e que o importante é não deixar de filmar... Não preciso dizer mais nada, pois não?
Entretanto quem deve agradecer são as marcas de telemóveis, com a pitalhada a trocar os tijolos (se é que os tinham) por telemóveis de última geração, na esperança de gravar algo idêntico, ou criar algo para filmar e publicar.
Sem comentários:
Enviar um comentário