18 de outubro de 2007

Exposição de Pintura de George Koumouros

Ontem estive na inauguração da exposição de pintura de George Koumouros, um pintor cipriota que já passou as passas de Nicósia (visto não terem Algarve). A exposição está patente na Mãe d'Água, que é um edifício lindíssimo. Não sei se já lá foram. Eu fui à muitos anos atrás, e já me havia esquecido de tal beleza.

Quanto aos quadros, posso dizer que gostei bastante. Alguns deles têm muitos elementos em comum: os sinais de STOP ou sentido obrigatório, ventoínhas, animais e o que parece ser um cordão umbilical. Apenas um ou outro têm um fundo mais escuro, revelando as dores pelas quais o pintor passou, e passa, e um só faz uma referência mais directa à invasão Turca de Chipre.

Tendo em conta que o artista, que já exibiu em Londres e NY, é refugiado no seu próprio país, teve um filho que morreu de cancro e outro que estava num carro com a namorada e cairam por uma ribanceira abaixo, tornando-o paraplégico, pode-se dizer que já passou por dor suficiente para ser um bom artista. Dêem lá um saltinho e depois digam-me de vossa justiça.

Sem comentários: