14 de outubro de 2007

A Mighty Heart

Na sexta à noite fui com uma amiga ver este filme que retrata os últimos dias de vida do falecido jornalista Daniel Pearl, através dos olhos da sua (corajosa) mulher. Gostei imenso, e devo confessar que fiquei bastante bem surpreendida com a actuação da Angelina Jolie. Ela este fantástica, como nunca a vi noutro papel. Talvez por isso mesmo se fale que ela é uma possível candidata aos Óscares este ano.
Toda a história é, obviamente dramática, mas a força com que a mulher dele encarou e lidou com a situação é um exemplo para qualquer pessoa. Especialmente estando grávida.
Eu lembro-me de quando estive na holanda a visitar um amigo, que vivia numa casa com mais uns quantos rapazes, havia lá um que parecia perfeitamente normal, mas com as atitudes que teve, revelou o oposto. Ele gostava de ver, e puxava, aqueles filmes em que pessoas sem-abrigo andam à pancada uns com os outros, tatuam palavrões na testa, etc, a troco de uns dólares ou uma garrafa de uísque. Acho que por aqui já dá para ter noção do perfil da pessoa. Todos os outros membros da casa o criticavam por isso. Mas o ponto alto do seu mau gosto foi quando, num dia em que eu estava com o meu amigo a tomar o pequeno-almoço na cozinha e estavamos no relax e na palheta por lá, quando ele nos vem chamar, excitadíssimo, depois de já ter mostrado aos outros que mais uma vez o condenaram, para vermos um filme que ele tinha puxado da net. O meu amigo perguntava o que era, e ele não dizia o que era. Apenas que era "really cool". O meu amigo acabou por ir ver o que era. Eu perferi que ele fosse primeiro, não fosse ser outro filme do géneros dos anteriores, que eu dispensava. Passados segundos o meu amigo entra na cozinha furioso e a discutir com o outro. E porquê? Porque o filme que ele puxou e tão entusiastamente nos chamou para ver era, nada mais, nada menos que... a decapitação de Daniel Pearl. Aparentemente era o filme todo (não sei como o arranjou, pois esteve pouco tempo na net, e já tinham passado uns anos sobre o evento - é preciso saber quem conseguiu puxar naquela altura e tenha os mesmos gostos dele), não censurado, e o rapaz achava muito louco, giríssmo, e ria-se ao ver aquilo. Eu nem queria acreditar!!! É de facto uma triteza. Foi nessa altura que fiquei a saber que, ao ser decapitado, tinha sido usada uma faca de serrilha :( Agora que saiu o filme, questiono-me se o personagem o foi ver. E se sim, certamente ficou muito desiludido...

Sem comentários: