26 de novembro de 2007

Rua Sésamo para maiores de 18


Desenganem-se os que, de acordo com o título, pensavam que ía surgir a famosa série infantil em versão porno. Nada disso. Na verdade, esta notícia vem quase no seguimento da de Heidi.

Nos Estados Unidos, esta famosa série infantil está a sair em DVD, mas com a classificação para maiores de 18 anos. Porquê? Os exemplos são vários. Temos uma criança que aceita comer bolachas e beber um copo de leite com um desconhecido, ou então, a minha perferida, o Egas, que vive com o Becas, estar no duche e pedir a este último o sabonete.

Segundo os criadores da série, nos anos 80 apenas tinham que se preocupar com a inexistência de violência e afins. Mas nos dias que correm, devido às constantes castrações de tudo que é bom, e que eu, felizmente, ainda tive oportunidade de gozar, as séries infantis não podem ter qualquer alusão a o que quer que seja. Aparentemente, na primeira cena que referi, há a sublime mensagem da pedofilia, pois uma criança não deve ir para lado nenhum com um estranho, principalemente se a alicia com alguam coisa. Esta cena até percebo. Mas acho que era preferível retirá-la do que classificar toda a série para maiores de 18. Mas melhor do que isso é a cena que se segue, pois é uma cena que pode indicar, o que já muitos pensaram, que Egas e Becas são... GAYS!!! E Deus nos livre das nossas crianças verem um amigo do mesmo sexo passar o sabão a outro e viverem juntos. PECADO! PECADO! PECADO! O melhor mesmo é não se tomar banho nem ter room/housemates do mesmo sexo. Já para não dizer que, mesmo que fossem gays, a probabilidade das crianças verem essa "escandalosa" cena e se virarem para a mãe e dizerem: "Mãe, quando for grande quero ser como o Egas e o Becas: Gay!" é altamente improvável. Será que os americanos, tão púdicos e cheios de liberdade, sabem que a homosexualidade não é contagiosa??


Creio que esta notícia nos faz pensar e reflectir sobre dois pontos:

1- Os desenhos animados japoneses têm violência até mais não. E alguns ocidentais também. Qual a classificação desses desenhos? Será a violência mais aceitável que a possível homosexualidade? Afinal, muitos desses desenhos passam na televisão. Claro que no meu tempo já havia desenhos animados violentos, mas não creio que fossem tanto como hoje. E mesmo que fossem , se a Rua Sésamo é para maiores de 18, também esses o deveriam ser.

2- Até que ponto vai este exagero de protecção? Não deverá haver um limite? Não afectará a liberdade?

Deixo ao vosso critério.

Sem comentários: