31 de maio de 2008

Os pescadores estão loucos!!!!

Os pescadores sempre tiveram, e quem sabe, terão, uma vida dificílima, arriscando mesmo a vida. E só por isso merecem o meu respeito e simpatia. Com a subida do preço do combustível, os pescadores, portugueses, espanhóis e italianos, decidiram fazer greve desde ontem.
Compreendi e até concordava com o protesto. Só o facto das empresas comprarem aos pescadores uma caixa de peixe por apenas 50 cêntimos, é gozar com a vida das pessoas. Mas depois do que vi hoje na televisão, qualquer razão que tivessem perderam-na. Em Matosinhos, entraram na doca, onde se encontravam cerca de 3 toneladas de peixe (creio ser este o número correcto), em grande parte sardinhas, que ía ser entregue a instituições de caridade. Ora os senhores pescadores, consideraram essa acção uma forma de furar a greve, e entraram à foça, agredindo e ferindo polícias, na doca, e atiraram com todo o peixe para o chão,e até o pisaram! Peixe que tinha sobrado e ía ser entregue a, repito, INSTITUIÇÕES DE CARIDADE!!!!
Agora expliquem-me. Que moral tem esta gente? Que princípios? O peixe não ía ser vendido. Como se não fosse mau suficiente, no Algarve, creio que em Olhão, faziam as pessoas parar e abrirem o porta-bagagens para se certificarem que ninguém trazia peixe para venda. Apanharam um desgraçado que tinha uma caixa de peixe, e não foram de modos. Toca de deitar o peixe ao chão e pisá-lo, deixando depois o homem seguir caminho.
Aqui coloca-se mais uma questão. Toda a gente tem direito à greve. Mas os que optam por fazer greve não têm o direito de tirar o direito de não fazer greve das outras pessoas. Muito complicado? Eu explico. Os grevistas agridem quem opta por não fazer greve. Mas essas pessoas têm o direito de não fazer greve, tal como os outros têm de a fazer. Simplesmente os grevistas não respeitam o outro direito.
E a solução é estragar peixe, com tanta gente a precisar e passar fome??? Toneladas de peixe destruídas, por caprichos!!! Como é que a entrega de peixe, que tinha sobrado, a instituições de caridade é uma forma de furar a greve??? Como dizia Denzel Washington no filme "Filadélfia"... "Explain it to me like I'm a 5 year-old".
Este tipo de atitudes só me revolta, dá a volta ao estômago e enoja-me. Enfim... Mais um episódio triste na vida do nosso Portugal.

Sem comentários: