3 de junho de 2008

Patriotismo


Lembram-se do Euro 2004? Como esquecer, não é verdade? Eu cada vez que vejo as imagens do autocarro da selecção a atravessar a ponte Vasco da Gama, sendo seguido por carros, motas, cavalos e barcos, não consigo resistir e emociono-me sempre, com lágrimas nos olhos.


Quem não se lembra da louca onda de patriotismo que invadiu o nosso país, graças ao incentivo de um brasileiro? A loucura foi tal que já se via a bandeira portuguesa pendurada na vertical, no estendal da roupa, juntamente com a roupa molhada.


Em 2006, durante o mundial, notou-se um decréscimo de bandeiras, o que é perfeitamente natural, mas não tanto como este ano. Pelo menos nas zonas de Lisboa e arredores por onde tenho andado, não tenho visto grandes sinais de patriotismo.


Ainda hoje passei na 2ª Circular e olhei para um edifício, bastante alto, por sinal, perto do Alvaláxia, que certamente conhecem. Tem uma placa do Pingo Doce no topo, bem como outra digital indicando a hora e a temperatura. Esse mesmo edifício, em 2004, estava coberto de bandeiras portuguesas em todas as varandas, de alto a baixo, à direita, centro e esquerda. Era de tal forma impressionante que até cheguei a tirar uma fotografia na altura.


Hoje, foi com alguma tristeza, confesso, que olhei e não vi nem uma pendurada. Infelizmente, eu própria ainda não pendurei na minha varanda, nem ando com o cachecol no meu carro. Pudera... Actualmente até estou sem carro!


Alguns vizinhos meus têm-na pendurada, mais uma vez na vertical e no estendal, mas onde mais encontrei bandeiras foi mesmo no bairro da Bela Vista, quando fui ao Rock in Rio. Curiosamente, é um bairro não muito favorecido. E é, normalmente, nestes bairros onde se nota mais orgulho em ser português.


A falta de bandeiras penduradas fez-me pensar: Estamos tão desgostosos com o estado do nosso país que o nosso patriotismo esmoreceu? Teremos tão pouca esperança na nossa Selecção (eu cá, confesso, não tenho muita fé) que nos leva a incentivar menos? Ou será simplesmente porque estamos longe dos nossos "mininos"?

1 comentário:

Unknown disse...

À 3ª... é de vez! PORTUGAL CAMPEÃO! Em Queijas há muitas bandeiras e um coração.
beijocas,
alfa1