30 de outubro de 2008

Dia Nacional da Prevenção Contra o Cancro da Mama

Hoje é o Dia Nacional da Prevenção Contra o Cancro da Mama. Este tipo de cancro afecta mais mulheres do que homens, sendo a primeira causa de morte entre as mulheres (4 por mês).

A melhor forma de prevenção é através do auto-exame da palpação.




O ideal é na semana a seguir à menstruação. Há várias formas de o fazer, sendo uma delas com o braço para cima, e fazendo a palpação com início no mamilo, em moviventos circulares, do interior para o exterior.

Qualquer alteração, por mais pequena que seja, que notar no sue peito, deverá ser reportada ao seu médico, sem receio do diagnóstico. Quanto mais cedo a detecção, maior a probabilidade de sobrevivência da mulher.

E, senhores, o vosso apoio é absolutamente fundamental. O pensamento de "coitadinha" só piora. Os homens devem dar força e estar sempre ao lado da mulher, e as mulheres devem ser fortes, pensamento posivito, e encarar as coisas como são.

Quem lê isto pode pensar que "falar é fácil", mas estas palavras são baseadas nas de mulheres que passaram pela experiência, e que falaram hoje na rádio, e pertencem à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama - APAMCMEu nem queria acreditar quando as ouvi falar. Tão alegres, positivas e fortes. Sem dúvida, exemplos a seguir. E elas próprias disseram, que não conhecem um único exemplo de mulheres que foram fortes e sempre tiveram certeza que venceriam a batalha, e no final tenham morrido. Conhecem, no entanto, casos de mulheres que se entregaram e deixaram levar pelo pensamento negativo e o espírito do "coitadinha", e essas sim, não vingaram.

Por isso, façam como a Fernanda Serrano e façam regularmente o auto-exame. Foi, certamente, graças a ele que descobriu tão precocemente o cancro, e que o mandou dar uma volta ao bilhar grande.
 

Sem comentários: