17 de dezembro de 2008

Adeus, restaurante chinês...

Hoje queria almoçar num chinês. Eu não sou daquelas pessoas que se impressionou com a reortagem da TVI e os e-mails que circulavam na net, ao ponto de deixar de comer refeições chinesas.

Claro que a reportagem chocou, ao ponto de já ter notado, desde há muito tempo, imensos restaurantes chineses, que anteriormente estavam constantemente à pinha, e actualmente é uma sorte terem alguém diariamente. Tristemente noto isso, pois a meu ver, e como já foi comprovado, muitos são os restaurantes portugueses que vivem na mesma porqueira, ou ainda pior, que os que foram mostrados. No entanto, não podemos generalizar. Se não podemos generalizar nem os espanhóis nem os brasileiros, certamente também não o podemos fazer com os chineses. E infelizmente foi o que na altura aconteceu, impulsionado por uma louca corrente de e-mails com fotografias, como já referi há pouco, que assustaram tanta gente.

Hoje, infelizmente, dei conta de mais um caso. Dirigi-me ao restaurante chinês aqui da zona, para almoçar, tal como fizera anteriormente, e qual não é o meu espanto ao ver que o restaurante chinês é agora... Japonês!

Quem não come lá agora sou eu, pois a comida japonesa, nomeadamente a confeccionada com peixe cru, exige um grau de frescura e qualidade muito alto, e a ideia que aquele, e outros restaurantes, dá é que pertence aos mesmos donos mas que o transformaram em japonês como estratégia de marketing, de forma a atrair mais clientes. Porquê? Porque o japonês está na moda (ou dizer que se gosta de comida japonesa) e oferece aos leigos a oportunidade de experimentar a preços bastante reduzidos. E verdade seja dita, a maioria dos ocidentais não consegue distinguir entre japoneses e chineses, embora haja diferenças significativas.

Mas assim é a vida. Dentro de alguns meses, se me lembrar, digo-vos se o restaurante se mantém.

Sem comentários: