Eu devia calcular que da famosa Benard do Chiado não poderia sair coisa boa.
Entrei com uma amiga neste afamado local, tão conhecido pelos seus croissants, para reconfortar o meu estômago, pois eram 16:00 H e ainda não tinha almoçado.
Dirigimo-nos ao empregado e perguntamos se nos podiamos sentar em qualquer lado (na área para fumadores, pois estava praticamente vazia). O empregado disse que sim, e assim dirigimo-nos para uma mesa. Para além de nós estava uma mesa com mais duas raparigas, que já lá estavam, e outra mesa com um casal, se não me engano. Pouco depois de entrarmos chegou uma senhora que ficou ao pé de nós. O tempo foi passando e nada de aparecer quem quer que fosse para nos atender. Inicialmente pensei que era só connosco que tal se passava, mas depois verifiquei que não era bem assim, pois as duas raparigas que já lá estavam olhavam muito a ver se vinha alguém atendê-las, até que desistiram e foram-se embora. Passado pouco tempo, quando chegou mais gente à sala, vem um empregado mais novo para atender toda a gente. Quando chegou à nossa mesa perguntou o que "ia ser". Eu perguntei o que tinham, ao que o rapaz respondeu "temos muita coisa". Este pequeno episódio fez-me lembrar um outro, que irei contar noutro post. Acabei por escolher um croissant misto aquecido e um leite com chocolate Vigor, e a minha amiga um chá.
O croissant, não me lembro se anteriormente era assim, mas a massa daquilo deixa muito a desejar. Mas vamos ao juicy da história.
Quando fomos pagar, dirigimo-nos ao balcão com a conta para pagarmos em separado. A velha do balcão, de mamas até ao mesmo, quase nos bateu quando dissemos que queríamos pagar em separado "Se já se viu! Não faz sentido nenhum!" A minha amiga, de forma a calar a velha, deu uma nota de €5 e disse que pagava o chá. Entretanto aproximou-se o empregado velho para ajudar à festa. Começaram os dois a reclamar dos trocos, ao qual eu retorqui: Se a senhora tivesse vindo sozinha beber o chá, também não iam ter troco. Qual a diferença?
Atenção que estamos a falar de €5 para pagar um mísero chá!
Chegou a minha vez de pagar. Pagava o resto. Durante o processo do pagamento do chá da minha amiga e de fazerem a conta para o meu leite com chocolate e croissant, não pararam de refilar um minuto. A velha entretanto enganou-se e deu-me o total errado. O velho alertou-a para o erro. Ela lá fez a conta à mão, mas por via das dúvidas, peguei na conta, olhei e chequei. Paguei e pedi factura. A velha disse que o papelque me tinha dado servia, ao qual respondi que não, e que até tinha lá escrito "Não serve de factura". Tornou a refilar mas deu-me a factura. Quando nos fomos embora, não resisti e disse em alto e bom som "Continuem com o bom serviço" ao qual os velhos em uníssono responderam "Obrigada e igualmente!"
Por uma unha negra não pedi o livro de reclamações. Mas era sábado, e só queria sair de lá.
E assim é o turismo em Portugal...
2 comentários:
Quem conheceu a Benard como eu conheci ( 35 anos antes) e a acreditar no que está escrito, só me resta dizer: Pobre Benard a que mãos foste parar.
Infelizmente o atendimento em Portugal é vergonhoso, tratam o cliente como um frete, como algo que lhes vem aborrecer o dia de trabalho. O problema é que as pessoas ganham o mesmo quer facturem 100000€ ou 10€ e o patrão desde que chegue para as suas passeatas tambem não se preocupa. até ao dia...
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