7 de abril de 2009

A Boa Educação - Parte 1

Se há coisa que prezo, é a boa educação. Sou daquele tipo de pessoas que quando chega à sala de espera de um consultório médico diz "Boa Tarde" e espera resposta. Se esta não surge, repito bem alto até ter uma resposta. Depois agradeço.

É capaz de ser irritante, mas porque é que as pessoas têm vergonha de ser bem-educadas? De dizer "Bom dia", "Obrigada", "Se faz favor", "Desculpe"etc. Para serem mal-educadas, a timidez ou vergonha não aparece.

Este post vem a propósito de uma cena que testemunhei e outra em que estive envolvida na sapataria Foreva do Vasco da Gama. Eu já lá estava quando entrou uma mãe e filha, tendo a filha já 20 e poucos anos, e viram umas sandálias que gostaram e, a mãe, virou-se para a lojista e disse: Traga-me este em 38.

A lojista respondeu, e a meu ver muito bem: "Primeiro, bom dia. Eu vou ver se há. É só um momento".

Esta pequena "correcção" da lojista deixou as duas mulheres indignadíssimas e, diria mesmo, chocadas. Abriram a boca de espanto, literalmente, e perguntavam uma à outra "Achas normal? Primeiro bom dia". Ainda se viraram para mim, que estava ao lado delas, a ver se eu reagia da mesma forma, ou comentava, dando-lhes razão. Mas eu fingi que não tinha visto nada.

A verdade é que elas depois amanssaram e já falavam com mais educação para a rapariga da loja, que apesar do reparo, não foi mal-educada.

Infelizmente, há muita gente que acha que os empregados de lojas ou restaurantes são seres inferiores, e que só existem para os servir, por isso toca de os tratar mal. O melhor é abrirem a pestana, porque nos dias que correm, quem lhes garante que não estarão também naquela posição um dia?

4 comentários:

Unknown disse...

Eu sou como tu! E essa emprega fez muitíssimo bem! Parece que tem o rei na barriga!!

Beijokas...

P.S. não sei se o Có vai perdoar o pitchulinho!!!! levar com uma daquelas não é fácil!!! ;)

aUgUrIuM disse...

BOA! É uma grande verdade, há pessoas que se julgam superiores e tratam as pessoas de uma forma muito reles.

aUgUrIuM disse...

opss, 'postei' sem acabar...
~(...) Eu falo tão bem ao Administrador da empresa como à Senhora da limpeza. Educação, tem tudo a ver com educação!!!
Beijinho

gui.tattoo disse...

Estou de acordo com a tua posição, bem com a da lojista...
Infelizmente é uma cena que podemos viver quase diariamente e em muitas lojas por esse país fora...
Estives-te bem em não pactuar com a indignação infundada dessa mãe e filha, que certamente vão mudar de atitude depois dessa cena... ou será que não? Também não duvido se tal acontecer... há pessoas que não aprendem.

Viva os bem educados.. ;)
obrigado pela atenção e voltem sempre....