13 de novembro de 2009

Sobre a hipocrisia.

Por altura das eleições municipais, fui beber café com um grupo de amigas com quem já não estava há bastante tempo, pois cada vez me sinto mais afastada, de algumas, acabando as outras por pagarem o mesmo preço.

Como seria de esperar, falamos das eleições e candidatos, o que nos levou ao Isaltino Morais. Entrei em especial discussão com uma das raparigas, pois para mim é inconcebível votarem nele, ou em qualquer outro político corrupto, ainda mais usando como argumento "pelo menos tem obra feita", partindo assim do pressuposto que todos os políticos são corruptos (mesmo o Rui Rio!).

Hoje essa mesma rapariga aderiu a um dos muitos movimentos que existem no Facebook, sendo este "Luto contra a corrupção". Será que sou a única a ver algo de muito errado aqui? Serei eu a única a ver enorme hipocrisia quando uma pessoa que defende políticos corruptos adere a um grupo que luta contra a corrupção?

Sendo como sou, não resisti e tive que comentar, dizendo apenas "E votaste no Isaltino??". Já esperava que surgissem enormes manifestações, e como tal, não se fizeram esperar.

Também, como seria de esperar, a pessoa em questão focou-se no facto de eu ter dito "votar" e não ter memorizado a sua área de residência (questiono-me se saberá a minha), partindo, mais uma vez, em defesa do actual Presidente da Câmara de Oeiras com o argumento acima mencionado, e passando, lamentavelmente, ao insulto pessoal. A verdade é que se esta pessoa votasse por Oeiras, o voto não seria secreto!

Respondi, obviamente, mas sem nunca passar ao insulto pessoal. Uma amiga tentou acalmar ânimos, dizendo que cada um é livre de votar em quem quiser. Falei com ela em particular e disse-lhe, calmamente, que a pessoa em questão até podia votar no Hitler, se o mesmo fosse vivo e candidato. O cerne da questão é tão simples como, se uma pessoa defende um ideal, deve manter-se fiel a esse ideal. Não é dizer "Ai, coitadinhas das focas bebés" e depois usar casacos de pele. Essa minha amiga, mulher inteligente, percebeu o que eu queria dizer e tudo ficou bem.

Surgiu um outro insulto, de alguém que não me surpreende minimamente, mais uma vez falhando em comentar o cerne da questão.

Mas, caramba, o que é que fazem as pessoas quando não têm argumentos? Insultam.

O ex-Ministro da Economia, Manuel Pinho, aparentemente foi um "bom" exemplo para algumas pessoas...

Sem comentários: