2 de dezembro de 2009

No Martinho da Arcada


Ontem, após o meu passeio pelo por Lisboa, desci pela Rua Augusta e fui, pela primeira vez, ao famoso café Martinho da Arca. Café este onde Fernando Pessoa, entre outras personalidades famosas da área da cultura costumavam frequentar com bastante regularidade e discutiam em tertúlias.

Este deve ser dos poucos, senão mesmo o único, ponto turístico onde se pode comer e ser atendido por empregado verdadeiramente simpáticos e educados. Até para os portugueses! Não como a maioria, onde a simpatia é apenas para tentar meter-nos dentro do estabelecimento, e se dizemos que não, essa simpatia desaparece como fumo.

Aqui não. Simpáticos e educados do início ao fim, o que faz deste sítio uma verdadeira pérola.

Fiquei na esplanada, mas entrei para ver a decoração e o famoso quadro de Almada Negreiros. Não o vi. No entanto, o que não falta são fotos, textos e outras peças nas paredes a invocar Fernando Pessoa.

Comi o recomendado pastel de nata feito no local. É bastante bom. Quentinho, massa estaladiça... Mas alto, o que para mim acaba por o tornar um pouco enjoativo, pois não sou muito dada a doces. Mas fora isso, recomenda-se.

Os preços? 3 pastéis de nata (eu não fui sozinha e só comi 1) e dois galões foram €5,25 ou €5,50. Não me parece, de todo caro, ou muito mais caro que numa pastelaria normal.

Uma sugestão para descansar após as compras de Natal pela Baixa Pombalina.

Sem comentários: