26 de janeiro de 2010

A moda dos vampiros

Lembro-me de quando era adolescente, e apareceu o filme "Entrevista com o Vampiro", eu fiquei interessadíssima em tudo o que rodeava este mundo, então li livros da Anne Rice (autora do livro que deu origem ao filme acima mencionado), embora me tenham desapontado, e, claro, o inigualável Drácula de Bram Stoker. Mas não mais que isso. Não andei a matar galinhas, nem com botas pretas enormes e meias de rede, nem nada do género. Foi uma fase que acabaou por passar, e surgiu no seguimento destes dois filmes.

Como certamente deram conta, no ano passado houve um êxito de bilheteira entre os adolescentes, chamado "Twilight - Crepúsculo", que consistia num vampiro bonzinho apaixonado por uma humana. O amor impossível, portanto.

A febre que este filme gerou nos adolescentes foi tanta que, para além de dar origem à sequela, fez com que os dois canais de televisão portuguesa ,que não pertencem ao estado, criassem, cada um, uma série sobre vampiros, a estrearem praticamente ao mesmo tempo: Destino Imortal - TVI, Lua Vermelha - SIC. Pelo que percebi da apresentação, a série da SIC segue a receita do filme: vampiro bonzinho apaixonado por moça humana. Já o da TVI, que fui obrigada a ver no domingo, pois os meus sobrinhos ficaram absorvidos, e é a moça que é vampira boazinha, mas o rapaz é só meio-humano (também tm parte vampiro porque a avó, maluca, enrolou-se com um, ou que foi), então ele também tem poderes mas não sabe porquê.

O que mudou, desde o meu tempo de adolescente? Talvez nada. Talvez por esta história se passe com adolescentes dos dias de hoje, e assim a miudagem se identifique mais. Não sei. Só sei que foi descoberta uma mina de ouro, e bem exploradinha pode encher muitos bolsos a muita gente.

Sem comentários: