16 de fevereiro de 2010

Novamente o canário da minha avó

Os mais atentos certamente recordam-se de eu falar do pássaro da minha avó (pelo menos julgo que escrevi sobre isto). Tive que o levar novamente ao veterinário, pois o desgraçado está comum tumor enorme perto do rabinho, e vai ter de ser operado.

O que me chateia nesta história toda, e este o motivo do meu desabafo, são pessoas como (infelizmente) a minha avó, que julgam que os animais existem para nos entreter e são bonecos.

Como o canário quase não canta (desconfio que seja canária), a minha avó nunca lhe ligou muito. E quando surgiu o primeiro problema com as penas, que foi preciso chegar a um estado demasiado óbvio, dizia que não valia a pena levar o bicho ao veterinário, porque ele estava espertinho, e comia bem, e provavelmente iam abatê-lo. Chegava mesmo a chatear-se comigo, até ao dia que peguei nele e levei-o. Levou 4 pontos!

Desta vez foi preciso o animal ficar com a cauda de lado para a minha mãe me pedir para levar o pássaro ao veterinário, pois nem a minha avó diz nada. E não saltita tanto. Porquê? Porque a massa que tem junto ao rabinho é tão grande que o animal desiquilibra-se para trás, e nem consegue subir para os poleiros superiores com o peso.

Por isso, se vão adoptar um animal, tenham em conta que não é um brinquedo. É um ser vivo que requer cuidado e atenção. E gastos de dinheiro! É um outro membro da família, que tem de ser tratado com os mesmos cuidados, independentemente da espécie e tamanho do bicho. Se não estão para isso, NÃO TENHAM ANIMAIS!!!

1 comentário:

aUgUrIuM disse...

Estou contigo! Para não os tratarem como familia, mais vale não os terem...Fico doente com o desprezo que dão aos animais que adoecem. Como se não houvesse solução e tivessem que ficar ali desamparados à espera da morte!
Até para ser animal de estimação é preciso ter sorte ao lar que vão parar!!!
As melhoras do passarinho!