16 de maio de 2010

World Press Photo 2010


Ontem fui ver a World Press Photo. Mais uma vez, adorei! Diria mesmo que gostei mais do que as do ano passado.

Para além das fotografias incríveis, as histórias por detrás das fotos não são menos incríveis! E também estas ajudam a compôr e compreender melhor a imagem. Chamam-nos, por vezes, à realidade do mundo. Fazem-nos sair da nossa cápsula e abrir os olhos para as realidades que desconhecemos, ou queremos desconhecer.

Fiquei a saber que no Senegal, os homens também são punidos por adultério. De que forma? Da mesma que as mulheres: apedrejados até à morte!

Fiquei a saber que a fome, em alguns países africanos, é tão grande que, apesar de quase me fazer chorar ao ver as fotos, compreendi. Os humanos andam a comer elefantes! A fome é muita, e já não têm alternativa, e em apenas alguns minutos, a carcaça fica reduzida a ossos. No dia seguinte, nem isso resta do animal.

Mas nem tudo é negativo, embora seja maioritariamente esta parte que faz notícia. Achei muito curioso um estudo feito por uma fotógrafa a rapazes e raparigas, dos 6 aos 18, se não estou em erro, e como por vezes é impossível dizer qual o seu sexo (correctamente).

Uma foto que gostei particularmente foi a das laranjas contaminadas. Mas só vendo para perceber a sua beleza.

Recomendo uma visita a esta exposição GRATUITA, no Museu da Electricidade, em Belém.

Apesar de ter ido num sábado, onde a confusão era geral, pois havia muitas actividades, a acontecerem, com crianças, pois até 6 de Junho está adecorrer o Mês da Ciência, na exposição, mesmo com bastante gente, correu tudo de forma muito calma e ordenada, e era possível ler as explicações e ver as fotos sem grandes problemas.

Sem comentários: