22 de junho de 2010

O Inimigo Sem Rosto, de José Farinha

No início do mês tive o prazer de conhecer José Farinha, o realizador do filme "O Inimigo Sem Rosto". Este título não lhe é etsranho? É natural. O filme é baseado no livro do mesmo nome, de Maria José Morgado e José Vegar. Trata de um assunto, infelizmente, tão actual e presente na sociedade: fraude e corrupção em Portugal.

O filme conta com um elenco de luxo: José Wallenstein, Maria João Bastos, Susana Borges, Pedro Granger, António Pedro Cerdeira, São José Correia, Albano Jerónimo, Paulo Nery, etc. Se só pelo elenco não ficaram minimamente curiosos, então nem vale a pena lerem o resto do post.

O filme está muito bem dirigido, e capta a atenção até ao último minuto. No meu caso, vi-me especialmente interessada, e a dei por mim a sentir o filme de forma diferente aos outros, pois não é possível ficar indiferente ao facto de ser baseado num livro que retrata uma parte negra, mas existente, da sociedade portuguesa. Aliás, estive um bocado a tentar adivinhar quem seriam os "personagens".

O filme ainda não saiu para DVD, mas está para breve. É muito interessante, e todos deveríamos ver, para termos consciência do que se passa no país.

Mais uma prova do que o que é português, é bom.

Sem comentários: