20 de outubro de 2010

Viagem de Sabores... E de antipatia!

Ontem fui a Alfama, e já tardiamente procurava um restaurante para jantar. Na Rua de S. João da Praça, lá estava um restaurante que, apesar de ter apenas um casal lá dentro, pelo seu interior e ementa nos chamou logo a atenção. É recomendado pelo Lonely Planet em 2008 e 2009, por isso decidimos entrar.

A decoração é muito gira, quente e acolhedora, mas o mesmo não se pode dizer de quem nos veio receber à porta (que julgo ser uma das donas). De cara fechada, demorou para dizer "Boa noite", e quando o disse, não foi para nos desejar, de facto, uma boa noite.

Ao passarmos para a mesa que nos foi indicada, percebemos que o casal que lá estava era estrangeiro. Mais tarde, percebemos também, que este restaurante faria todo o sentido no Algarve, pois o tratamento dado aos estrangeiros, era significativamente diferente do que nos era dado.

Sentámo-nos, e esperamos um bocado pela lista, que chegou com má cara. Escolhemos e pedimos. O meu namorado pediu a sua bebida, e ela, simplesmente, virou costas e foi embora. Tive que falar alto e dizer-lhe: "E para mim quero...", para que voltasse para trás e apontasse o meu pedido.

A entrada (mini-crepes asiáticos) estava muito boa, mas como os pratos principais tardavam em chegar, pedimos uma segunda dose. Aproveitei para pedir para nos acenderem a vela "se não desse muito trabalho".

Assim continuou o resto do jantar. Sorrisos e simpatia para com os estrangeiros. Trombas para os portugueses.

O meu borrego à iraquiana estava bastante bom, e o tagliatelli com peixe e presunto do meu namorado não estava mau, mas não diria que estava "uau". A sobremesa, mousse chocolate com praliné, estava, de facto, muito boa, numa cama crocante.

Saímos de lá com a certeza de não lá voltarmos. Não pela comida, que, para além de original, era boa, mas pelo serviço horroroso prestado aos portugueses.

Sem comentários: