8 de novembro de 2010

Farinha Nacional Para Bolos... E scones!


"Então o que é que fizeste ontem?", perguntam vocês. Ao que eu respondo: "Scones". "Scones?". Sim. Scones para o pequeno-almoço, bem tardio. Não encontrava a prática receita da minha prima, então vim à net e encontrei esta mui fácil receita, aqui.

Tinha todos os ingredientes, menos o fermento. Ainda assim, na minha despensa tinha dois tipos de farinha: Extra-fina e Especial para Bolos, ambas da Nacional, e esta última tinha ideia que tinha fermento incluído.

Ainda procurei, à pressa, ver se tal estava indicado na embalagem mas não vi. Ainda assim, usei esta farinha, sem usar fermento, pois não tinha em casa.

Caso estejam curiosos, os ingredientes são estes:

225 gr de farinha
40 gr de açúcar
1 ovo batido
1 colher de sopa de manteiga
6 colheres de sopa de leite
1 colher de chá cheia de fermento
1 pitada de sal

Por incrível que pareça, os scones quase não levam açúcar. Enquanto preparava tudo, fui pre-aquecendo o forno a 200ºC. Misturei bem tudo com as mão, mas aconselho-vos a fazerem-nos com as mãos molhadas, senão ficam com grande parte da massa colada às mãos. Untei o tabuleiro do forno com um niquinho de manteiga, molhei novamente as mãos, e toca de fazer bolinhas, um pouco mais avantajadas, pois não tinha adicionado o fermento.

Coloquei o tabuleiro no forno, e em 5 minutos, se tanto, vejo as bolinhas de massa crescerem, crescerem... Ficaram grandes, bonitas e os scones, simplesmente, deliciosos!! A farinha Nacional Para Bolos já deve ter fermento, na quantidade ideal, o que assim nos faz poupar dinheiro em comprar uma latinha que, passado algum tempo, passou de validade (pelo menos comigo costuma acontecer).

O tempo de execução? Nem meia-hora!!

Bom apetite!

Sem comentários: