17 de novembro de 2010

"A Pilar, que ainda não havia nascido, e tanto tardou a chegar"

Ontem tive o prazer de ver, pela segunda vez, o documentário/filme "José e Pilar", sobre José Saramago e Pilar del Río. A primeira vez que vi foi na cerimónia de abertura do DocLisboa 2010, e ontem foi a ante-estreia (o documentário estreia nas salas de cinema na quinta-feira, 18 de Novembro 2010).

Confesso que, na primeira vez, fui um pouco de nariz torcido, pois não era a maior fã de Saramago. Mas como este documentário é sobre a história de amor do Nobel e de Pilar, abri um pouco a minha mente. E que bem o fiz! Este documentário de Miguel Gonçalves Mendes, que demorou 4 anos a ser feito, que contou com a co-produção de Fernando Meirelles, e apenas com o apoio da Delta Cafés e da Câmara Municipal de Lisboa, é um trabalho brilhante, de uma qualidade muito superior a tantas produções portuguesas que aí se vêem.

Entramos na vida privada deste casal, e somos levados pela sua vida, dia-a-dia, mas sempre com o amor constante que nutrem um pelo outro.

A ideia que tinha de José Saramago mudou quase em 180º, mesmo não estando de acordo com ele sobre algumas ideias, pois fiquei a conhecer um Saramago com um sentido de humor refinado, que muitas gargalhadas arrancou facilmente a uma plateia rendida. Também fiquei a conhecer mais de Pilar del Río, "que ainda não havia nascido, e tanto tardou a chegar".

Pilar é uma mulher que se mostra demasiado "forte" e "espanhola" para o meu gosto, que gosta de ser polémica. Mas ainda assim, tiro-lhe o chapéu por ter abdicado da sua profissão e ter dedicado a sua vida a Saramago. E acho que não há qualquer dúvida que ela foi o pilar da sua vida e obra (passo a redundância).

Sem mais, faço-vos o apelo de irem ver ao cinema esta excelente obra portuguesa, sobre o primeiro Nobel da Literatura de língua portuguesa. Aqui fica o trailer!



José e Pilar Trailer Oficial Portugal from JumpCut on Vimeo.

Sem comentários: