20 de dezembro de 2010

I'm Still Here - Mockumentary

Para quem não sabe, sou uma grande fã do Joaquin Phoenix. Não sou maluquinha, mas a verdade é que na minha festa surpresa do meu trigésimo aniversário, o design do bolo era a cara do actor (mais uma surpresa)!

Podem, assim, imaginar a minha surpresa quando começaram a surgir notícias de que o Joaquin tinha acabado a sua carreira de actor e tinha decidido dedicar-se ao hip-hop. Mesmo que não sejam grande fãs dele, provavelmente viram, ou ouviram falar, da sua aparição no David Letterman Show, em que parecia estar com o cérebro todo queimadinho e com uma barba de fazer inveja ao Unabomber.

Dois anos passaram, e eis que surge o mockumentary (ou seja, documentário, mas a gozar) sobre a sua vida... Falsa. Durante 2 anos, o actor criou o personagem J.P. (o seu nome no meio musical), e foi filmado pelo seu cunhado, Casey Affleck (irmão de Ben Affleck).

Estreou nas salas portuguesas na quinta-feira, e sexta, lá estava eu a ver o filme. Não deixa de ser curioso, principalmente tendo em conta o contexto, mas não posso dizer que me tenha arrebatado. A actuação do Joaquin Phoenix? Indiscutível! Absolutamente (e assustadoramente) fantástica e real! É giro, e, principalmente, curioso, mas um pouco aquém das minhas expectativas. Acho que vive muito do contexto social externo.

Mas, como sempre digo, nada como tirarem as vossas conclusões. E preparem-se para, durante uns 15 minutos, as legendas estarem à frente da acção.

Apenas em exibição nas salas Medeia.

Sem comentários: