4 de fevereiro de 2011

A maldade das crianças

No outro dia fui buscar à escola o meu sobrinho, juntamente com a minha cunhada e a minha sobrinha. Enquanto a minha cunhada o ia buscar à escola, eu e a minha sobrinha ficámos no carro.

A minha sobrinha tem um feitio muito bom. Sempre contente e tudo lhe dá (com excepção da comida, pois tem o hábito de dizer que não gosta sem provar. Mas, verdade seja dita, não será esta uma característica comum a tantas crianças?).

Mostrou-me um caderninho que tem, onde faz desenhos, escreve o nome, e que a melhor amiga dela é a Maria, até que me mostrou a primeira folha do bloco.

Nessa primeira folha, havia um desenho de uma menina, que representava a minha sobrinha, tinha o nome dela escrito por cima, mas quem tinha feito esse desenho tinha sido uma outra menina, que antigamente era amiga dela, mas que há já algum tempo para cá que deixaram de se dar porque, segundo a minha "piquena", a outra menina era má e dizia mal de toda a gente. Mentia e era falsa. Algo assim do género.

Então, perguntam vocês, mas ela não fez um desenho da tua sobrinha no bloquinho dela? Fez, pois, digo-vos eu. Mas não era um desenho normal de uma criança de 8 anos. Desenhou a minha sobrinha, com um grande sorriso (ela passa o tempo a rir-se, graças a Deus), mas com lágrimas a caírem-lhe dos olhos e... Um buraco no meio da testa, por onde saía sangue. Sim, porque não era um terceiro olho a chorar. Era como se ela tivesse dado um tiro na cabeça da minha sobrinha.

Claro que a minha "piquena" não vê o desenho dessa forma e ri-se. Não vê o que eu vejo, mas, obviamente, aquilo assustou-me. Graças a Deus, a miúda já não está na mesma escola da minha sobrinha.

Mas não pude evitar pensar: Caramba! Quando eu tinha 8 anos, se deixasse de ser amiga de alguém (o que nunca aconteceu), nunca iria fazer um desenho dessa pessoa com um tiro no meio da testa! Onde foi ela buscar esta ideia? Aos filmes? Já havia filmes violentos na minha altura. Video jogos? Também!

Espero, sinceramente, que, qualquer que seja problema por que ela passa agora, seja resolvido e ela tenha uma infância boa, e sem pensar muito em dar tiros nos outros.