22 de fevereiro de 2011

O menino do pijama às riscas

No outro dia foi transmitido na SIC um filme que quis ter visto no cinema, mas faltou-me oportunidade. Como também não pude ver naquele dia, na televisão, deixei a gravar. O filme era "O menino do pijama às riscas".

Baseado num livro que, ao que fiquei a saber, faz agora parte do programa de educação do 7º ou 8º ano, relata a comovente história de um comandante nazi, com 2 filhos, que, por ter sido promovido, passa a morar numa casa, relativamente junto a um campo de concentração.

O filho, de 8 anos, por não estar isolado e sem ninguém com quem brincar, e devido à sua paixão por aventuras, começa a explorar a floresta que cerca a casa, e acaba por descobrir a "quinta" onde todos os "agricultores" andam de "pijama". Conhece então uma criança, do outro lado do arame farpado, e tornam-se amigos.

Certo dia, o pai de Shmuel, a criança judia, "desaparece", e o seu novo amigo, Bruno, oferece-se para o ajudar a encontrar.

Não vou revelar o final, mas julgo que é fácil adivinhá-lo. A história é extremamente envolvente, dramática e comovente, que nos faz pensar.



Se puderem, não evitem vê-lo (apesar do fraco desempenho de David Thewlis).

Sem comentários: