7 de abril de 2011

O que fazer para ter um CU novo


Não. Não vou falar de lipoaspiração. Vou falar do Cartão Único. Aliás, Cartão do Cidadão.

Creio que não há muita gente que saiba, mas é possível fazer marcação do dia e hora para se fazer o C.C. Basta ligar 707 20 11 22 e indicar qual a área onde estamos, para que nos possam indicar os locais existentes. Eu pedi o que tivesse disponibilidade mais cedo, e foi o Registo Civil da Fontes Pereira de Melo (Lisboa).

Todo o processo demora cerca de 15 minutos. Temos que levar o B.I., Cartão de Utente, Contribuinte e Segurança Social, se estiver inscrito. O Cartão de Eleitor NÃO é obrigatório levar e colocar lá!!

O processo é muito rápido e simples. Olhe para ali, meta os indicadores aqui, e assine aí. Se for para renovar, provavelmente nem vos medem (como foi o meu caso).

O custo total é de €15, e devemos receber a informação para levantar o cartão no mesmo local passado 15 dias. Para o fazer (ir buscar o C.C.), também podemos fazer marcação.

No Registo Civil da Fontes Pereira de Melo, o C. C. é no piso -1 e tinha muito pouca gente.

Se chegarem atrasados, podem ter a sorte da pessoa que ia a seguir a vocês não ter aparecido, e serem logo atendidos. Caso contrário (e isto é importante, pois não está escrito em lado nenhum, nem vos dizem) devem ir tirar senha com número, pois apesar de dizer que existe tolerância de 3 números, isso não é só para quem não tem marcação. Ou seja, se chegou atrasado e perdeu a vez, é o mesmo que não ter marcação.

Pareceu-me um processo bastante eficaz e rápido.

No fim, podem ainda comprar o leitor do cartão, para o ligar ao vosso computador. É vendido no local, apesar de não haver lá informação sobre isso. Esse leitor dá para vermos a informação em detalhe que se encontra no cartão. E alguns sites já dão essa possibilidade. Para abrir uma conta em alguns bancos da net, já existe essa opção.

Algo que funciona bem!

P.S. - Na fotografia, só podem sorrir de boca fechada. Nada de mostrar dentinhos porque... "Faz reflexo"!

Sem comentários: