Ontem, após um belíssimo e variado almoço no bistrô japonês Aya, fui até ao Museu da Electricidade, em Belém, para ver a World Press Photo. Boas notícias para os interessados: é gratuito!
A exposição reflecte em magníficas fotografias, alguns dos mais importantes eventos de 2007. Vai estar patente até dia 08 de Junho, por isso aproveitem que está a acabar. O Museu está aberto de Terça a Domingo, das 10h00 às 18h00.
Esta fotografia de Tim Hetherington ganhou o primeiro prémio. No entanto, devo confessar que não me estimula particularmente. Achei que havia outras fotos bem mais interessantes. É verdade que a história por detrás de cada fotografia faz-nos ter outra perspectiva da mesma, mas de toda a exposição, que estava impecavelmente concebida, as dos soldados na guerra do Iraque e Afeganistão são as que menos me dizem. As que menos impacto me causam. É triste, eu sei. Mas todos os anos, as fotografias, e suas respectivas histórias, que mais me impressionam são as dos diversos países africanos que estão em permanente guerra e cujo o povo sofre contínuas atrocidades.
No entanto, uma das fotos mais interessantes para mim foi uma que era composta por diversas caras de mulheres afegãs, com cores vibrantes. Outra igualmente interessante era a de uma gota de mar ampliada, e que mostrava a quantidade surpreendente de vida nela existente, tal como um caranguejo que ainda se formava, de olhos esbugalhados. Fiquei também a saber que um espadarte bebé tem apenas 2,5 cm, e ao crescer atinge os 3 metros. Surpreendente, não?
Fiquei ainda orgulhosa de ver a fotografia de um português, na área do desporto, como uma das melhores. E realmente era fantástica.
Das fotografias expostas com o apoio Visão/Expresso, devo confessar que houve um grupo delas, relacionadas com touradas que simplesmente olhei para o lado. É mais forte que eu. Não consigo olhar para este tipo de barbaridades. Para compensar, duas das minhas favoritas não incluêm a vencedora, que se encontra em cima, mas sim uma a preto e branco, com Sócrates à entrada de um avião e com o céu cheio de nuvens. Era simplesmente fantástica, graças à luminusidade que exibia. Outra de realçar foi a vencedora do 1º prémio na área da natureza. Podem visualizá-la no blogue do autor http://barrento.com/blogue/index.php?itemid=61.
Se puderem, dêem lá um saltinho. Vão gostar.
2 comentários:
Obrigado pelas simpáticas palavras em relação à minha foto! Já agora, o meu nome é Barrento e não Barreto como está no link ali ao lado.
Brevemente colocarei um link para aqui...
Cumprimentos
Para quem adora fotografia o WPP é um evento obrigatório. Cada foto tem a sua própria estória... e cada um de nós pode imaginar o que está para lá de uma imagem.
beijocas,
alfa1
Enviar um comentário