25 de outubro de 2009

Saudades do Outono

Talvez devido à minha consciência ambientalista, é-me difícil usufruir do tempo ameno, e mesmo dos dias quentes e de sol que se têm sentido durante este mês de Outubro a pleno.

Estamos quase em Novembro, e o Outono teima em aparecer. As temperaturas não descem dos 20º C, embora já se vislumbrem algumas nuvens e se sinta alguma humidade.

Choveu no outro dia? Pois foi. Um dia em Outubro. Será que as pessoas não percebem o que de muito errado se passa com o planeta?

Já vi castanhas a serem assadas no centro de Lisboa, e apesar do meu grande amor por ela, a verdade é que não me apetece comê-las com o tempo que tem estado.

Eu não sou, nem nunca fui, daquelas pessoas que por elas viviam na praia e no Verão durante o ano inteiro. Eu não sou assim. Eu gosto de variedade, e adoro o Outono. Cada estação tem a sua beleza própria.

Sem o Outono, perdemos as castanhas assadas, a jeropiga, as primeiras chuvas que nos fazem ficar em casa num domingo, os montes de folhas das árvores caducas onde só nos apetece saltar, as cores quentes que invadem os parques e jardins, já para não falar de como o Douro fica lindo por esta altura. E o Outono é tão romântico...

E julgo que não não sou a única à espera do tempo mais fresquinho. Afinal, quem é que ainda não se cruzou com mulheres já com botas felpudas, altas, cachecóis, camisolas e tantas outras coisas que nos remetem ao Inverno, e no entanto estão apenas 20º? Quem não quer mostrar a roupa nova? Caramba! Mal posso esperar para que fique, de facto, frio para usar pela primeira vez a minha mala Purificacion Garcia!

Por isso não refilem se chover ou baixar a temperatura dos 25 para os 20 graus. Aproveitem o lindo Outono, pois com o continuar da deterioração do planeta, Verão e Inverno serão as únicas duas estações do ano.

Sem comentários: