O Colégio João de Deus é bastante conhecido como uma referência na educação. Infelizmente, nos últimos tempos a reputação deste colégio não tem correspondido à verdade.
O meu sobrinho está na 4ª classe e, tal como os seus colegas desse ano e do ano anterior (pelo que soube ontem ao falar com uma amiga que também tem lá a sobrinha), o método usado para o ensino da língua portuguesa, um método moderno, não é, de todo, eficaz.
Crianças da 3ª e 4ª classe têm imensos problemas de leitura e cometem muitos erros a escrever. Erros que não são admissíveis em crianças destas idades (como escrever "caro" em vez de "carro") e até mesmo a fazerem cópias!
Curiosamente, a minha sobrinha que anda na mesma escola, mas na 2ª classe, e é ensinada pelo método antigo e tradicional, lê que é uma maravilha e escreve muito bem para a sua idade.
O problema do ensino da língua materna nestes dois anos, e os resultados das crianças (não estamos a falar de um ou outro caso) é tão mau, que os pais juntaram-se, escreveram uma carta ao director e todos assinaram, para que o ensino fosse revisto.
Actualmente, a grande preocupação da minha cunhada, e com razão, é que a minha sobrinha ao passar para o 3º ano regrida se o método de ensino não for alterado para o tradicional.
Vamos aguardar.
Sem comentários:
Enviar um comentário