20 de dezembro de 2009

Versailles... Que desilusão!

Hoje uma das minhas mais queridas amigas faz anos, e decidiu festejar com um lanche na Versailles. Eu cheguei primeiro e fui entrando a ver se a via. Como não a vi, coloquei-me em zona (supunha eu) estratégica para que um dos empregados me dirigisse a uma mesa, pois a casa estava (e continuou) cheia e com bicha!

Eles bem passavam por mim a voar, e nem um se dirigiu a mim. Entretanto uma mesa vagou e eu avancei para a mesma, pois percebi que de outra forma não tinha sucesso.

Sentei-me, ainda com a loiça dos clientes anteriores, e esperei pela aniversariante. O tempo passava e nenhum dos empregados vinha à minha mesa. Acabou por aparecer um que, muito rapidamente, tirou a loiça e mudou a toalha, antes que eu tivesse tempo de pedir a lista.

A minha amiga chegou e continuamos um bocado mais à espera de atenção. Finalmente um empregado veio ter connosco e fez algo que eu não gosto nada mas, infelizmente, é comum: disse boa tarde e ficou a olhar para nós. E nós para ele. Apercebeu-se, então, que faltava a lista e trouxe-a... Mas a das refeições de almoço. Como se foi logo embora, acabou a minha amiga por se levantar e ir buscar a lista do salão de chá.

Escolhemos e pedimos. Azar o nosso que pedimos as duas coisas para lanchar que já não havia... Às quatro da tarde! Pedimos outra coisa. Eu pedi um pão de leite misto prensado. Quando veio, estava frio. Foi para trás para ser verdadeiramente prensado.

Mais tarde pedimos mais qualquer coisa para comer: eu pedi um chá de frutos do bosque e um scone, e a minha amiga um café e uma torrada. Veio o meu chá mas... Vermelho! Quando me servi notei que a cor não era a mesma. Foi para trás, e quando voltou disseram que não tinham mais chá frutos do bosque. Pedi outro, enquanto pensava: Será que achavam mesmo que o cliente não ia notar diferença entre chá vermelho e chá de FRUTOS vermelhos??

O scone não vinha quente e era tão grande e alto como um bolo seco. À minha amiga trouxeram-lhe o café, mas não a torrada. Quando esta veio, escusado será dizer que o café foi para trás, pois tinha arrefecido, e veio um novo.

Resumindo e baralhando: experiência muito má! Fez-me lembrar a minha aventura na pastelaria Benard do Chiado. Locais históricos e emblemáticos da nossa cidade como estes dois são uma vergonha, pois a qualidade dos produtos, do serviço e os preços praticados são uma exploração e de qualidade verdadeiramente inferior, que vive apenas à custa da fama que ganharam quando eram, na verdade, bons.

Para piorar o quadro, estes locais são indicados, e frequentados, por turistas, a quem devíamos dar o nosso melhor em vez de pensarmos "Turistas há sempre. Independente de como os atendermos, vão embora embora e vêm outros".

A verdade é que a Versailles estava a abarrotar, e esteve assim o tempo todo! E eles não se importam que os clientes fiquem insatisfeitos, pois sabem que mesmo que não voltemos, haverá sempre quem volte.

Apelo, assim, a que, se se sentem insatisfeitos com um serviço ou um local, principalmente como estes que referi, não se inibam de criticar, de fazer queixa, e nunca mais lá voltar! Só assim se irão aperceber que algo está mal e, com sorte, mudar. Infelizmente os portugueses comem e calam. Não gostam, mas voltam. Assim, nada muda.

Refilem... Por uma cidade melhor!

Sem comentários: