17 de dezembro de 2009

Eu senti!

Não será um tópico original, mas julgo ser curioso cada um partilhar o que sentiu e como experienciou o sismo da noite passada, que ocorreu à 01:37 da manhã.

Eu estava a dormir mas não em sono profundo. Subitamente sinto o meu corpo balançar, começando a aumentar a violência dos movimentos. Como por vezes baloiço-me para tentar adormecer, o primeiro pensamento que tive foi "Mas eu não me estou a balançar".

Ouvi os vidros todos a abanarem. Pensei ser o vento.

Só quando senti a cama a abanar é que me apercebi do que se estava a passar. Posso mesmo dizer que senti o prédio a baloiçar. Pode parecer exagerado, mas não é. Eu moro num 7º andar, num prédio com cerca de 45 anos. Por muitos defeitos que o Salazar tivesse, a verdade é que naquela altura os prédios eram construídos tendo em consideração Lisboa encontrar-se sobre a falha de Sto. André, sendo propircia a sismo, logo os prédios eram construídos de forma a balançarem em vez de serem duros, como hoje, sendo mais difíceis de rachar e desmoronar. Claro que não é impossível, mas a probabilidade do meu prédio sofrer menos danos que os das construções modernas, disso não há dúvida.

Isto tudo para dizer que senti, e bem, o prédio a abanar. Assim que tive noção do que se passara, saltei da cama e dirigi-me para a ombreira da porta, não fosse haver uma réplica. Enquanto lá estava lembrei-me de um e-mail que recebi onde dizia que estava provado que isso das ombreiras não funciona muito bem. Na verdade, as pessoas devem proteger-se com uma almofada de sofá ou colchão por cima da cabeça, entre duas "paredes" verticais, criando, assim, uma bolsa de ar.

Enquanto olhava à volta procurando um sítio desses, e não encontrando nenhum, lembrei-me das luzes de Natal na varanda que estavam ligadas. Fui até lá e tirei-as da ficha. Voltei para a cama, postei no FaceBook para confirmar se mais alguém tinha sentido, pus garrafa de água e Iphone ao meu lado e estive desperta durante um bocado, tendo em mente as réplicas.

Hoje apercebi-me de dois perigos que não tive noção ontem:
1 - Tenho 3 quadros por cima da cabeceira da minha cama. Abanava com mais força e caíam-me na cabeça;
2 - Fui à varanda. Para dizer a verdade, foi uma amiga minha que me alertou do perigo enquanto lhe contava o episódio. Varanda. 7º Andar. Mais balanço e este post não existia.

Mas já passou. Senti e sobrevivi :)

Sem comentários: