18 de janeiro de 2010

A verdadeira refeição indiana

Um dos motivos pelo qual não gosto de ficar em hotéis quando viajo, é por não poder viver como os locais, os seus costumes, hábitos e tradições, por mais banais que sejam.

Tenho uma amiga indiana que já não via há bastante tempo, e me convidou para um almoço hoje, em sua casa, tipicamente indiano: Caril de frango com roti, chutney, arroz e salada verde e outra de pimento vermelho com manga. Para sobremesa, uma deliciosa mouse de manga com pedacinhos de pistácio por cima. Tudo feito por ela, e o roti e a mouse pela mãe.

O frango tinha sido comprado num talho que pertence a um senhor muçulmano, e como tal, a carne havia sido rezada. Toda a carne lá vendida o é, pois os muçulmanos apenas comem carne rezada. À carne rezada, que fica pura, e autorizada chama-se Halal. A minha amiga só se avia lá.

Meus amigos, fiquem desde já a saber que o caril de frango caseiro não é aquele creme que habitualmente comemos nos restaurantes. E até leva batata cozida! Só vos digo que estava divinal! E como se come? Não é de faca e garfo, mas sim à mão! Rasga-se um pouco do roti, que é uma massa tipo crepe, e com esse pedaço agarra-se o molho, um pedaço de frango, batata e chutney. Assim se come na Índia! Quando se está a ficar satisfeito, aí deve-se juntar o arroz e comer de faca e garfo.

Agora já sabem. Quando forem a um restaurante indiano, podem, e devem comer com as mãos!

Sem comentários: