8 de fevereiro de 2010

Preconceito é coisa muito feia

Ontem tive cá em casa o alemão que percorreu o mundo em 80 dias, a fazer Couch Surfing, pois ia hoje de manhã para o Brasil, ter com a sua namorada que é de lá.

Quando ele lhe ligou pelo Skype, quis que nos conhecessemos. E assim foi. Conheci a rapariga, via Skype, e falei com ela.

Como a poderei descrever? Estão a ver a Maitê Proença e a sua pseudo-reportagem sobre Lisboa e os portugueses? Pois esta criatura pensa da mesma forma. Mas não se pode dizer que a rapariga seja muito inteligente. Afinal, ela pensava que os actores portugueses, que actuam e falam português no filme Love Actually - O Amor Acontece eram sul americanos e estavam a falar espanhol!!!!!

Entre as coisas que disse, contou que a irmã dela esteve em Aveiro 1 ano a estudar, e que foi vítima de preconceitos. Se ela pensa como a namorada do meu amigo, não posso dizer que me surpreende. Mas se há coisa que sei, é que ninguém é igual a niguém, e por isso não vamos pensar que todos os brasileiros são ignorantes e AINDA acham que as mulheres portuguesas se vestem todas de preto, lenço na cabeça e têm bigode, entre outras coisas que nem vale a pena mencionar.

O meu amigo ficou com a ideia que os portugueses e brasieiros têm uma relação má, o que não é verdade, e fiz-lhe ver isso, tal como lhe fiz ver que não gostei minimamente da rapariga, que é uma preconceituosa. Disse a ele e a ela. Ela disse que estava a brincar, que "o brasileiro é muito brincalhão, num sabi?". Aos dois disse que nós, portugueses, não pensamos que todos os brasileiros são como a Maitê (e ela) a pensar daquela forma sobre Portugal e os seus habitantes.

Só espero que o meu amigo abra a pestana...

Sem comentários: