25 de maio de 2010

Por onde anda o Comércio Justo em Portugal?


Vou novamente falar da minha viagem à Alemanha, mas, de facto, marcou-me muito, e aprendi muito, em vários aspectos.

Na pequena cidade universitária de Muenster, há alguns supermercados. E neles, é muito fácil encontrar produtos biológicos em grande quantidade (60-40 mais ou menos) e produtos de Comércio Justo (Fair Trade). Estes encontravam-se num armário completo, só com estes produtos.

Podem dizer que são mais caros, porque são, mas tal como me respondeu o meu amigo alemão "Não é caro. É o preço justo".

Ele tinha em sua casa alguns produtos de comércio justo, sendo um deles cacao de África, em pó, para pôr no leite. Meus amigos, foi o melhor cacao que bebi em toda a minha vida. Fiquei viciada naquilo. E, caso estejam esquecidos, não sou grande apreciadora de chocolate (embora goste, e muito, do leite com chocolate Agros e Vigor).

Assim que cheguei a Portugal, procurei locais onde pudesse comprar produtos de comércio justo. Qualquer um. Encontrei na net que a Equação - Cooperativa de Comércio Justo, que tinha aberto uma grande loja na Baixa, onde tinha desde produtos alimentares a roupa e afins. Infelizmente, quando lá cheguei, a loja já tinha desaparecido. Hoje em dia é... Uma loja chinesa. Irónico, não? Principalmente quando o que estava lá antes estava ligado a comércio justo, o que não existe na China.

Já podem imaginar, qual o meu espanto ao passar na Feira do Livro e deparar-me com algo relacionado com este assunto. não era um livro, mas sim gelados da Ben & Jerry's. Todos com o símbolo Fair Trade ! Coisa rara. Até tirei fotografia. Mas, lá está, Ben & Jerry's é uma marca america.



Curiosamente, acabei de encontrar quem defenda o "Não" ao comércio justo. Todos são livres de terem a sua opinião. Eu continuo a ser a favor.

1 comentário:

Catarina Garcia disse...

cheguei a ver uma loja mt boa de comercio justo na baixa de lisboa, mas passado um ano fechou (isto apesar dos trabalhadores q la estavam terem sido voluntarios). As pessoas tb preferem comprar produtos mais baratos e sem apoios o mais provavel é estas boas iniciativas n terem grande futuro por ca :(