21 de janeiro de 2011

À descoberta do norte do Parque das Nações

Hoje almocei com uma amiga na zona norte do Parque das Nações. Éramos para ter ido ao marroquino, que falei há poucos dias neste blog, mas o horário deles mudou e agora só abrem às 19:00.

Optámos, então, por ir a um dos restaurantes perto da antiga loja do Cristiano Ronaldo (que entretanto mudou-se para Albufeira). A minha experiência nesse restaurante vai ser relatada no nosso novo blog (meu e dessa minha amiga), a que demos o nome de Colher de Pau por Portugal (http://colherdepauporportugal.blogspot.com). Este novo blog vai apenas falar das nossas experiências em cafés, pastelarias e, especialmente, restaurantes.

Mas voltando ao assunto anterior. Depois do almoço, fomos dar um pequeno passeio, só para não irmos logo embora. Caminhámos em direcção à Torre Vasco da Gama, e descobrimos, por baixo das arcadas dos prédios, e num pequeno largo, uma mercearia que vende apenas produtos biológicos (e FAIR TRADE!!!) - Espaço Bio, um restaurante vegetariano - Miss Saigon, e uma casa de chá perfeita - Marquês de Baquelite.

Tanto a crítica do Miss Saigon e do Marquês de Baquelite vão estar no novo blog, mas posso levantar já o véu.

Miss Saigon existe há cerca de 2 anos, com bastante sucesso. Servem apenas refeições vegetarianas, mas do mundo, e confeccionadas apenas com produtos biológicos. A dona, e cozinheira, é uma senhora brasileira, que nos informou que a ementa é definida para a semana, e nunca repetem os pratos, durante todo o ano. Para além das refeições banhadas pelo sol que entra pelas enormes janelas, têm workshops e uma galeria com exposição e itens para venda.

Na Casa de Chás Marquês de Baquelite, que abriu há 1 ano, o que primeiro nos chamou a atenção foi na janela ter um grade dizer: Buffet Mexicano €7,50. Quando nos aproximámos, vimos que, na verdade, era a casa de chá com que sempre tinha sonhado, e nunca encontrado, em Lisboa. Uma variedade infindável de chás, a decoração perfeita, e até um piano!

Por fim, entrámos no Espaço Bio. Esta mercearia, que existe há apenas 2 meses, vende, única e exclusivamente, produtos biológicos (maioritariamente importados), e produtos de Fair Trade!! Os preços são, para a maioria dos itens, mais elevado que o habitual, mas esse é o preço justo!

Tinham de tudo. Desde frescos, a rações para cães e produtos de higiene e pastilhas elásticas da Amazónia!!

Comprei um pacote de chocolate em pó, instantâneo orgânico, para fazer chocolate quente. Aconselhavam fazer com água, o que nunca me excita muito, mas o sabor é delicioso! E baixo em calorias! A marca? Clipper. O preço? €1,19. Mas é comércio justo!



Em menos de 100 metros descobrimos estes 3 locais novos. Da próxima vez que forem ao Parque das Nações, não se enfiem no Centro Vasco da Gama. Dêem um passeio junto ao rio, e sigam em direcção a norte. Metam-se nas transversais e descubram um comércio novo.

Sem comentários: